terça-feira, 8 de julho de 2008

Steven Paul Jobs

Mais conhecido como Steve Jobs (San Francisco, 24 de fevereiro de 1955) é um empresário estado-unidense co-fundador das empresas de informática Apple Inc, da NeXT e do estúdio Pixar. Criou alta notoriedade em torno de seu nome por levar a cabo uma política industrial que valoriza a inovação e o design de seus produtos. Foi adotado por Paul e Clara Jobs, em Mountain View, na Califórnia (Estados Unidos). Seus pais biológicos são Joanne Carole Schieble e Abdulfattah Jandali.
Ao lado de seu parceiro tecnológico Steve Wozniak, Jobs fundou a Apple Computer em 1976 com o lançamento do Apple I e logo depois o Apple II. Com a Apple capitalizada pelos seus computadores "criativos" e simples, respeitada pela sua ousadia, a partir de 1979 iniciaram em conjunto a criação de um projeto que iria revolucionar tudo em matéria de hardware e software. Era o então projeto Macintosh. Este projeto sugeria o desenvolvimento de uma interface gráfica baseada por navegação de ícones, pastas e janelas (a chamada GUI) tudo isso acionado por um mouse - naqueles tempos os computadores só usavam o teclado - e uma prévia demonstração da tecnologia foi vista por Jobs numa polêmica visita ao PARC da Xerox Corporation, o que lhe rendeu algumas acusações sem provas concretas de espionagem industrial, fato que ainda não foi totalmente esclarecido e ao que tudo indica o modelo do sistema da Xerox foi apenas uma inspiração que desencadeou a criação do primeiro Mac OS (o sistema operacional padrão nos Macintosh).
Em 1984, a Apple lançou o Macintosh, o primeiro computador pessoal com recursos de desenho e tipografia, além de uma interface gráfica pioneira e agradável aos olhos. Ele preconizou todos os futuros PCs dali em diante - por isso Jobs é considerado o "Pai do Macintosh". O lançamento do computador foi feito com um grande estardalhaço através de uma campanha publicitária milionária exibida apenas naquele ano nos intervalos da Super-Bowl League, evento que atinge picos de audiência enormes. Este comercial de TV foi emblemático pela sua idéia criativa e profética, que teve uma produção grandiosa, utilizou como mote principal o "Big Brother" (grande irmão) do livro 1984 de George Orwell e que sugeria a liberdade total de escolha e de pensamento das pessoas livres. Estava oficializado o slogan "Think Different" (pense diferente) que marca todos os produtos criados por Steve Jobs.
Em 1985, Jobs foi forçado a deixar a Apple pelo conselho de administração da empresa, Na ocasião, Jobs vendeu todas as suas ações, exceto uma, para poder continuar participando de reuniões de acionistas e receber informativos sobre benefícios, fundou uma outra empresa de computadores, a NeXT empresa especializada no desenvolvimento de computadores avançados que foram usados como os primeiros servidores da World Wide Web e do jogo Doom. Em 1986, comprou a The Graphics Group nas mãos de George Lucas por 10 Milhões de Dólares (considerada pela revista Times a 6º decisão mais idiota da historia do cinema ), que seria renomeado para Pixar, , que anos mais tarde ficou famosa por uma nova linguagem de animação 3D para desenhos animados. A Pixar foi vendida a Disney por US$ 7,4 bilhões, e Steve Jobs, passa a ser o acionista individual mais importante da Disney, com 7%, além de ter ainda um lugar na administração do grupo.
A NeXT desenvolve o NeXTStep um sistema operacional, lançado em 10 de setembro de 1989, multitarefa orientado a objeto, Unix-like baseado no kernel Mach, mais código fonte do Unix BSD e um Display PostScript e uma engine de janelas, que foi a base para os servidores WWW.
Em 1996 a Apple, que estava desenvolvendo um novo sistema operacional, comprou de Steve Jobs a NeXT Computer para poder utilizar o NeXTStep como base para o seu novo sistema operacional. Com esta operação Jobs retornou para a Apple - que estava numa situação financeira frágil e a ponto de fechar - em 1997 como consultor.
Logo após o retorno de Steve Jobs à Apple, o fundador e presidente da Dell, Michael S. Dell, foi perguntado o que deveria ser feito para endireitar a Apple, então afundada em problemas financeiros. Dell disse à platéia composta de vários milhares de gerentes de TI: “O que eu faria? Fecharia a empresa e devolveria o dinheiro aos acionistas”.
Jobs salvou a companhia a tempo, mais uma vez com uma idéia e um produto criativo de impacto introduzindo o iMac em 1998. Em 2007, 10 anos depois, a Apple tem valor de mercado superior a Intel e IBM e vale 3 Dell.
Depois do sucesso de vendas dos primeiros iMacs, preparou uma nova revolução, a de refazer o famoso Mac OS, criando uma nova e poderosa plataforma que uniu o poder e a estabilidade do sistema Unix com a praticidade e elegância do tradicional Mac OS. Em 2001 foi lançado o Mac OS X.
Sob a orientação de Jobs, a Apple aumentou suas vendas significativamente depois destas inovações implantadas por ele e sua equipe. O iMac foi o primeiro computador introduzido no mercado com várias características avançadas, principalmente pelo seu design inovador e pelo material utilizado, basicamente o plástico translúcido e colorido, o que decretou a morte da cor padrão para PCs (o bege), e a partir de então muitos deles passaram a usar este tipo de material nos produtos de informática em geral. Desde então, Jobs vem trabalhando muito em idéias criativas deste nível e obtendo sucesso de vendas com elas.
Uma de suas inovações foi ramificar a Apple para além de seu mercado restrito da informática, passando a atuar na área de eletrônica e músicas digitais (AAC e MP3), com a introdução em 2001 do tocador portátil de música iPod, integrado com sua loja de vendas de música legal pela internet através do iTunes, um software dedicado para reprodução de áudio, vídeo, CDs e de rádios online. O iPod conquistou o público por sua leveza, praticidade, modernidade e simplicidade, e nem precisamos comentar sobre o atualíssimo iPhone.

Curiosidades


Em 1984 ele comprou uma mansão espanhola estilo colonial onde viveu por 10 anos com quase nenhum móvel.
Além dos três filhos que teve com sua esposa, Laurene Powell, ele também teve uma filha com Lisa Brennan que ele nunca reconheceu como sua.

Só come verduras e mariscos.

Na entrada da sua mansão, ele tinha uma motocicleta BMW que pertencia a Bill Clinton.
Sobreviveu a um raro câncer de pâncreas.
Jobs já se isolou espiritualmente na Índia, onde usou LSD para alcançar iluminação.
O salário oficial de Steve Jobs pela Apple é de US$1 anual. Ele está no Livro dos Recordes como o CEO que tem o salário mais baixo do mundo.
Jobs falou algo como “java não é a melhor solução para nada”. Não exatamente com estas palavras, mas particularmente levantei uma pesquisa sobre o relacionamento dele com o Java.
Se alguém já usou algum software para Desktop da Apple como Mac OS X, iWork, iLife, eles não usam java para nada.
Se alguém entrou nos sistemas web da Apple como, .Mac, Apple Store, ou o proprio website da Apple e se atentou a este detalhe tb descobriu que eles não usam Java.
O atualíssimo iPhone, mesmo com a onda dos melhores celulares usarem Java, o celular iPhone é o marco revolucionário sobre estes aparelhos e tb não usa Java.
Concluo que realmente para Steve Jobs java não faz a menor falta.

0 comentários: