quinta-feira, 26 de junho de 2008

Dicas de Ergonomia



A figura ao lado, apresenta uma série de recomendações fundamentais a este tipo de atividade. Confira abaixo, a importância de cada uma delas.


1 - Conforto Visual! - Para garantir o conforto visual, mantenha seu monitor entre 45 e 70 cm de distância e regule sua altura no máximo, até sua linha de visão (Veja fig. acima). Isto pode ser feito através de um suporte de monitor, ou pela ulilização de mesas dinâmicas. Sempre que possível procure "descansar" a vista, olhando para objetos (quadros, plantas, aquários, etc...) e paisagens a mais de 6 metros. Se utiliza monitor de tubo (CRT), certifique-se que o refresh da tela fique acima de 75Hz. Abaixo disso o olho humano consegue perceber a atualização da tela e isto causa um baita desconforto nos olhos e até dor de cabeça para alguns depois de algumas horas na frente do computador. Se tiver um trocado sobrando, invista num monitor de LCD recomendado pra este tipo de problema.

2 - Punho Neutro é fundamental! - Assim como a altura do monitor, a do teclado também deve poder ser regulável. Ajuste-a até que fique no nível da altura dos seus cotovelos. Durante a digitação é importante que o punho fique neutro (reto) como na figura acima. Mantenha o teclado sempre na posição mais baixa e digite com os braços suspensos ou use um apoio de punho!

3 - Pés bem apoiados! - É importante que as pessoas possam trabalhar com os pés no chão. As cadeiras devem portanto, possuir regulagens compatíveis com as da população em questão. Para o Brasil, o ideal seriam cadeiras com regulagem de altura a partir de 36 cm. Quando a cadeira não permite que a pessoa apoie os pés no chão, a solução é adotar um apoio para os pés, que serve para relaxar a musculatura e para melhorar a circulação sanguínea nos membros inferiores.

4 - Dê um descanso para as costas! - Com excessão de algumas atividades, as cadeiras devem possuir espaldar (encosto) de tamanho médio. Uma maior superfície de apoio, garante uma melhor distribuição do peso corporal, e um melhor relaxamento da musculatura. É recomendável ainda, que as cadeiras não tenham braços (o apoio deve estar nas mesas, para garantir um apoio correto) e o revestimento deve ser macio e com forração em tecido rugoso.
Dicas Gerais

A - Iluminação - Para evitar reflexos, as superfícies de trabalho, paredes e pisos, devem ser foscas e o monitor deve possuir uma tela anti-reflexiva. Evite posicionar o computador perto de janelas e use luminárias com proteção adequada, se usa óculos prefira lentes anti-reflexivas o que evita sentir dores de cabeça.

B - Cores - Equilibre as luminâncias usando cores suaves em tons mate. Os coeficientes de reflexão das superfícies do ambiente, devem estar em torno de: 80% para o Teto; 15 a 20% para o Piso; 60% para a Parede (parte alta); 40% para as Divisórias, para a Parede (parte baixa) e para o Mobiliário.

C - Temperatura - Como regra geral, temperaturas confortáveis, para ambientes informatizados, são entre 20 e 22 graus centígrados, no inverno e entre 25 e 26 graus centígrados no verão (com níveis de umidade entre 40 a 60%). (recomendado).

D - Acústica - É recomendável para ambientes de trabalho em que exista solicitação intelectual e atenção constantes, índices de pressão sonora inferiores à 65 dB(A). Por esse motivo recomenda-se o adequado tratamento do teto e paredes, através de materiais acústicos e a adoção de divisórias especiais.

E - Humanização do ambiente - Nas empresas sempre que possível humanize o ambiente (plantas, quadros e quando possível, som ambiente). Estimule a convivência social entre os funcionários. Muitas empresas que estão adotando políticas neste sentido vêm obtendo um aumento significativo de produtividade. Lembre-se que o processo de socialização é muito importante para a saúde psíquica de quem irá trabalhar nele.

Fonte: http://www.ergonomia.com.br



Hoje em dia a quantidade de horas que passamos sentados na frente do computador é absurda. E não é raro ver pessoas gastando rios de dinheiro com o último modelo de placa de vídeo / processador / memória, etc.. e usando uma daquelas cadeirinhas de plástico para sentar na frente do computador. Canso de ver colegas reclamando de dores nas costas, ombros, pernas, etc.. Tudo isso decorrente de uma má postura na hora de trabalhar na frente da máquina.

Fiz algumas modificações no texto da fonte somando coisas que sabia, eu mesmo não sigo metade (deveria), e tenho meus problemas constantes com tendinites, buscar obter equipamentos ergonomicos também ajuda bastante, como teclado, e apoios de mouse.

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